sábado, 21 de outubro de 2017

Laboratório X Auditório

A escola auditório conjuga os verbos copiar e repetir, mudam os assuntos, mas não muda o jeito de ensinar e aprender que é copiando e repetindo, repetindo e copiando. O aluno é uma tábula rasa a quem cabe apenas aceitar o conteúdo que lhe é transmitido. Este aluno não pensa, não questiona, não reflete, não inventa, não transforma. O professor indignado com o retorno inexpressivo se frustra, torna-se carrasco, cínico ou inanimado.
A escola laboratório faz o oposto, conjugando os verbos interagir, indagar, experimentar, tentar, sentir, cooperar, descobrir, ultrapassar, transformar, refletir. O professor deixa de ser o transmissor do conhecimento, de ser o único a emitir conhecimento, de impor suas ideias e visão do mundo. Como resultado disso, este professor que dialoga, intervém e toma consciência de seu papel. Os alunos da escola laboratório são capazes de refletir, construir, compreender, transformar, inventar, experimentar, experiências, descobrir. A escola laboratório é interpretação e descoberta e não repetição. O vídeo do professor Fernando Becker, faz nós refletir sobre a nossa prática cotidiana e o quanto somos responsáveis pela escola que temos e a escola que queremos!
Resultado de imagem para laboratorios x auditorios de fernando becker
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Escolas Democráticas"

No nosso primeiro encontro, da interdisciplina de Seminário Integrador, assistimos um curta "Escolas Democráticas" sobre  o...